O Porto de Paranaguá consolidou-se como um dos principais hubs logísticos do Brasil em 2024, registrando um crescimento de 24% na movimentação de cargas e ultrapassando a marca histórica de 10,8 milhões de toneladas. Administrado pela TCP (Terminal de Contêineres de Paranaguá), o terminal movimentou 1.558.453 TEUs (equivalente a contêineres de 20 pés), posicionando-se como o segundo do país a superar 1,5 milhão de TEUs. O resultado foi impulsionado pelo aumento de 19% no número de navios atracados (992 embarcações) e pela expansão de serviços marítimos, incluindo seis novas rotas de longo curso e duas de cabotagem. A infraestrutura ampliada, como o calado operacional de 12,6 metros, permitiu a operação de navios de até 366 metros de comprimento, reforçando a vocação do terminal como hub estratégico na costa atlântica da América do Sul.
Exportações e Inovação: Carne e Tecnologia Refrigerada em Destaque
O terminal destacou-se como maior corredor de exportação de carnes do Brasil, com mais de 3,4 milhões de toneladas embarcadas, graças ao maior pátio de contêineres refrigerados (reefer) da América do Sul, equipado com 5.268 tomadas. Além das carnes, segmentos como madeira (+47%) e papel/celulose (+54%) tiveram crescimento expressivo. A capacidade de armazenagem reefer não só garantiu flexibilidade operacional, mas também posicionou o Porto de Paranaguá como referência global no transporte de produtos perecíveis, respondendo por mais de um terço das exportações de carne do país.
Perspectivas para 2025: Calado Ampliado e Novos Desafios
Com o aumento do calado operacional para 12,6 metros, a expectativa é que navios possam carregar 400 TEUs adicionais, elevando a eficiência e a segurança das operações. Carolina Merkle Brown, gerente comercial da TCP, reforça que a meta para 2025 é ampliar ainda mais a produtividade, aproveitando atualizações de infraestrutura e a consolidação de novas rotas comerciais. O Porto de Paranaguá, responsável por movimentar o equivalente à distância do Chuí ao Monte Caburaí (9.574 km) em contêineres, consolida-se não apenas como um ícone logístico, mas como um motor vital para o comércio exterior brasileiro.
Fonte: https://comexdobrasil.com/movimentacao-de-cargas-no-porto-de-paranagua-cresceu-24-em-2024-e-superou-marca-de-10-milhoes-de-toneladas/