A décima sexta edição do Fórum E-commerce Brasil sediou uma importante rodada de negócios do Programa Exporta Mais Brasil, iniciativa da ApexBrasil que conectou 67 empresas brasileiras dos setores de moda, cosméticos e soluções de e-commerce a compradores de seis países. O evento, realizado entre 29 e 31 de julho em São Paulo, gerou uma expectativa de negócios superior a US$ 400 mil através de 180 reuniões comerciais com representantes do México, Reino Unido, Portugal, Rússia, Emirados Árabes Unidos e Singapura.
Para muitas empresas participantes, a iniciativa representa um marco na jornada de internacionalização. Adailton Lopes, fundador da Grazie Professional, destacou como a ApexBrasil foi fundamental para iniciar as exportações de sua empresa de cosméticos do interior paulista. Após participar do Programa PEIEX e missões para Colômbia e Peru, a empresa agora amplia sua presença no maior evento de e-commerce da América Latina.
A qualidade das marcas brasileiras impressionou os compradores internacionais presentes. Carolina e Manuela, representantes da marca inglesa Blanc Fashion, elogiaram o talento empreendedor brasileiro e destacaram a completude do programa da ApexBrasil para capacitação e internacionalização. Raffaella Russo, da Raff Company, que já exporta para a Espanha desde 2022, encontrou no evento esclarecimentos importantes sobre tributação, logística e expansão para novos mercados.
O sucesso desta edição reafirma o papel estratégico do Exporta Mais Brasil como facilitador da inserção das empresas brasileiras no comércio global. Desde seu lançamento em 2023, o programa já completou 33 rodadas pelo país, realizando quase sete mil reuniões de negócios entre mais de 1.106 empresas brasileiras e 358 compradores internacionais, com expectativa de geração de negócios que deve ultrapassar R$ 572 milhões.